Primeiro Almoço do Clube de Curadores | 2023

 

Não é novidade para ninguém que o foco do trabalho que é desenvolvido diariamente pela Associação Algarvia se centra na reabilitação de jovens com deficiência intelectual, de modo a conseguirmos integrá-los na sociedade e incentivá-los a participar de forma ativa na vida que os rodeia.

Com sede na Rua do Compromisso, em Faro, a Associação Algarvia conta já com 50 anos de existência e tem vindo a melhorar a qualidade e quantidade das respostas sociais que coloca à disposição da comunidade, aspeto este reconhecido pela União Europeia ao atribuir à instituição o grau de excelência na prestação de serviços sociais desde 2013.

De entre os projetos inovadores e diferenciados nos quais a Associação tem vindo a investir de forma crescente e constante, destacam-se a Ginástica com Todos, o Restaurante Pedagógico “O Compromisso”, a Equitação Terapêutica, a Sala de Autonomias e o Grupo de Autorepresentantes “Sentir, Pensar, Agir”.

E é tendo em vista todos estes projetos e iniciativas que a Associação Algarvia tem levado a cabo, que surge a necessidade de alargar ainda mais o leque de ofertas no que se refere às respostas sociais, de modo a podermos dotar a instituição de instalações mais modernas e que contemplem uma resposta residencial, e é por isso que temos estado a trabalhar ao máximo nas novas instalações.

De forma a atuarmos no presente, e anteciparmos as oportunidades que o futuro nos reserva, decidimos lançar o Clube de Curadores, um grupo informal de apoio a projetos presentes e futuros da instituição.

De participação livre, estes encontros serão realizados segundo uma periodicidade bimensal, sob a forma de almoço, a realizar no Restaurante Pedagógico da Associação Algarvia, na Rua do Compromisso Nº50, em Faro.

As refeições serão sempre confecionadas e servidas pelos alunos da instituição, portadores de deficiência intelectual, pretendendo demonstrar que a diferença é apenas um obstáculo, uma adversidade que em nada deve definir ou limitar o sucesso profissional, o sonho e a autonomia de cada um.

Com o Clube de Curadores, pretendemos contribuir para a criação de um espaço regional de reflexão sobre os grandes temas sociais e económicos do Algarve, pelo que será dada aos diversos participantes, líderes de PME’s, gestores de grandes empresas, personalidades de relevo político, académico ou social, a oportunidade de identificarem para debate temas que considerem atuais e inspiradores, em razão das suas próprias experiências e atividades profissionais.

O tratamento dos temas identificados permitir-nos-á criar um documento com linhas de orientação, a ser apresentado publicamente, inclusive através dos órgãos de comunicação social, e debatido ao longo de todo o ano pela Associação Algarvia.

Posto isto, informamos que o primeiro almoço do Clube de Curadores terá lugar já no próximo dia 17 de abril, pelas 13:00h, nas instalações do Restaurante Pedagógico, na Rua do Compromisso Nº50.

Esperamos que este seja apenas o primeiro passo rumo a conversas e debates importantes, que nos permitam avançar para uma realidade cada vez mais inclusiva para todos.