A consignação do IRS ajuda-nos a realizar sonhos!
consignação irs

Conhece os prazos para preenchimento do IRS em 2023? Sabe até quando deverá validar as faturas ou consignar os seus 0,5% líquidos? Pois bem, damos agora a conhecer todas estas datas, bem como a importância que a consignação do IRS a favor de uma causa ou instituição na qual acredita.

Em primeiro lugar, e no que à validação das faturas de despesa no Portal das Finanças diz respeito, tem até dia 25 de Fevereiro para o fazer, lembrando que para isso deverá aceder à sua página pessoal do e-fatura e validar cada uma das despesas identificadas na mesma, e não se esqueça de consultar também a página do e-fatura do seu filho, para fazer o mesmo procedimento com as faturas que têm o NIF deste.

Já a consignação do IRS deverá ser feita até dia 31 de Março, e importa referir que pode consignar o IRS, o IVA ou ambos, escolhendo para isso a entidade que deseja apoiar com o seu imposto, antes da entrega da declaração de IRS.

A consignação do IRS pode ser feita através do preenchimento do Quadro 11, do Modelo 3, no qual deverá indicar o NIPC da instituição que pretende apoiar – no caso da Associação Algarvia será o 500847711 – e depois só tem de submeter o seu pedido. Para perceber um pouco melhor o processo de consignação dos 0,5%, segue-se agora um passo a passo simples:

  • Na categoria de Dados Pessoais Relevantes, tem de selecionar no menu a opção Comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA

  • Posteriormente, terá de preencher os Dados da Entidade com o NIF da entidade para a qual pretende consignar o IRS

  • Em seguida, terá de pesquisar na Lista de Entidades o contribuinte referente à Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, se assim o desejar – NIF 500847711

  • Depois, basta confirmar que o NIF selecionado corresponde à entidade pretendida e submeter o pedido, recebendo por fim um comprovativo de entrega.

O seu gesto pode de facto fazer toda a diferença na vida dos nossos clientes, por isso ajude-nos a equipar as novas instalações!