Consignação do IRS: ajude-nos a garantir o futuro dos nossos jovens
IRS

Sabia que, ao preencher a sua declaração de IRS, cada pessoa pode doar 0,5% a uma IPSS?

Nos dias que correm, muitas são as dificuldades pessoais e financeiras sentidas pela maioria das associações e organizações, acabando depois por se refletir nos grupos sociais aos quais se destinam este tipo de apoios, pelo que a ajuda de todos é fundamental para consigamos continuar a assegurar o futuro dos nossos jovens.

Para quem não se encontra a par deste tema, a Consignação do IRS tem por base uma ação realizada no momento de preenchimento da sua declaração de rendimentos, podendo optar por destinar 0,5% do valor do IRS liquidado a uma instituição da sua preferência. Esta é uma excelente forma de ajudar quem mais precisa sem que tenha de realizar qualquer tipo de gasto monetário, tendo à sua disposição um conjunto de associações e instituições públicas que agradecem certamente o gesto.

Importa referir que a consignação de 0,5% do IRS liquidado não implica qualquer tipo de perda para o contribuinte, sendo que o que sucede é que em vez do valor total do IRS ficar nos cofres do Estado, o valor equivalente da percentagem referida será retirado ao montante de imposto destinado ao Estado e encaminhado pelo mesmo para a organização escolhida.

Aquilo que parece ser um gesto insignificante pode na verdade fazer a diferença na vida dos nossos jovens, pelo que a decisão está nas suas mãos.

O que fazer para garantir a Consignação do IRS?

De modo a auxiliar todo o processo de consignação do IRS, damos agora a conhecer o passo a passo a percorrer, para que possa ajudar a entidade que assim desejar:

  • Na categoria de Dados Pessoais Relevantes, tem de selecionar no menu a opção Comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA

  • Posteriormente, terá de preencher os Dados da Entidade com o NIF da entidade para a qual pretende consignar o IRS

  • Em seguida, terá de pesquisar na Lista de Entidades o contribuinte referente à Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, se assim o desejar – NIF 500847711

  • Depois, basta confirmar que o NIF selecionado corresponde à entidade pretendida e submeter o pedido, recebendo por fim um comprovativo de entrega.

A verdade é que está nas suas mãos ajudar os nossos jovens a ultrapassar as dificuldades que se manifestam de momento, com um sorriso no rosto e a esperança de que se seguem tempos melhores, pelo que relembramos a importância de agir perante este tipo de situações e apelamos a que faça a sua parte, para nos ajudar a mudar para melhor a vida destes jovens.