Terminou a 2ª Edição do Eu Decido 2023
eu decido 2023

 

Realizou-se nos dias 26 e 27 de outubro, na Rua Ten. Valadin nº 10 a 16, na Baixa de Faro, a 2ª edição do Eu Decido, uma Mostra de Práticas Profissionais na Reabilitação organizada pela Associação Algarvia, cujo intuito visa estabelecer uma conexão entre as entidades empregadoras e os adultos que possuam algum tipo de deficiência ou incapacidade intelectual, de modo a promover assim a inclusão em âmbito profissional.

Esta iniciativa foi financiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., com o propósito de dar a conhecer aos participantes um leque de oportunidades formativas que se adequem às suas capacidades e preferências, tendo sempre em linha de conta a vertente da reabilitação, através de diversas atividades, demonstrações práticas, workshops e show cookings realizados nestes dois dias.

Para além disso, esta foi a forma que a Associação Algarvia criou para dar origem a um espaço destinado à aquisição de informação acerca de assuntos relacionados com programas de apoio e financiamento para empresas interessadas em abraçar a causa da inclusão e igualdade de direitos e oportunidades, através da contratação de pessoas com deficiência intelectual.

Esta segunda edição do Eu Decido, destinada às entidades empregadoras e aos próprios beneficiários, que estão neste momento à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, contou com a presença total de 7 entidades participantes, as quais deixamos mencionadas abaixo e a quem agradecemos desde já a disponibilidade e empenho para com a nossa causa, sensibilizando assim a população para estas questões.

  • Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC);
  • Fundação Irene Rolo (FIR);
  • Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL);
  • Associação para a Intervenção e Reabilitação de População Deficiente e Desfavorecida (EXISTIR);
  • Santa Casa da Misericórdia de Albufeira – Centro de Formação Espaço Bússola (SCMA);
  • Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS);
  • Cooperativa de Reeducação e Apoio ao Cidadão de Portimão (CRACEP).

Para além das entidades participantes no evento, a realização deste não teria sido possível sem o apoio do Município de Faro e do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Acreditamos que este é um evento que marca pela diferença, no caminho a percorrer para se alcançar uma realidade profissional mais inclusiva, com maior paridade de direitos e oportunidades entre todos. Por essa razão, fizemos questão de garantir que os formandos da nossa Unidade de Formação Profissional estivessem presentes, no âmbito de algumas demonstrações práticas, de modo a que assim conseguissem dar a conhecer um pouco daquilo que são capazes de fazer em contexto profissional.

Posto isto, contamos vir a organizar de futuro muitas mais edições do Eu Decido, no sentido de continuarmos a caminhar em conjunto para um futuro mais inclusivo e justo para todos.

Para ficar a par do que aconteceu nestes dois dias de evento, poderá sempre visitar o nosso canal de Youtube, onde constam os vídeos resumo de cada um dos dias, que deixamos também listados em seguida: