O projeto da Sala de Autonomias “Eu Consigo” nasceu no ano de 2015, com o propósito de criar um espaço único, que ofereça aos jovens com deficiência intelectual moderada todas as funcionalidades de uma casa, para que estes consigam aprender a realizar atividades normais da vida diária, com o objetivo de os tornar mais autónomos.
Apesar de as atividades do dia a dia parecerem simples, para os jovens com deficiência intelectual, tarefas como preparar o pequeno almoço representam um grande desafio. E foi neste sentido que, com a ajuda do Lidl e da SIC Esperança conseguimos remodelar por completo uma das nossas salas, equipando-a com uma cozinha, através da qual possam vir a ser preparadas pequenas refeições, uma lavandaria, para que os jovens possam colocar a sua própria roupa a lavar, secar e dobrar, e ainda um pequeno quarto, onde poderão aprender a fazer a cama de lavado, entre outras tarefas.
Para além do espaço de casa, foi também criada uma zona de acolhimento inicial onde será preparada toda a atividade a realizar, quer estejamos a falar da elaboração de uma lista de compras, quer esteja a ser preparada uma saída num transporte público, sendo que a sala encontra-se ainda equipada com um espelho unidirecional, para que os pais consigam assistir às aprendizagens dos filhos, sem causar qualquer tipo de intervenção ou distração para estes. Isto permite que os jovens se sintam seguros com as suas novas competências e que possam continuar a estimular as suas aprendizagens em casa.
Do ponto de vista funcional, a Sala de Autonomias serve para:
- Proporcionar às crianças e jovens o desenvolvimento de competências essenciais à participação numa variedade de ambientes;
- Prepará-los para responder aos desafios de uma vida tão autónoma e integrada quanto possível, quer no presente quer no futuro;
- Capacitá-los nas áreas do desenvolvimento pessoal, social e da adaptação ao meio laboral.